segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Receituário da Avó

PASTEL DE NATA
                                                  

O Pastel de Nata é um doce típico português. Foi criado em 1837, em Belém, lisboa, pelos monges do Mosteiro da Batalha que o vendiam para ajudar na sua subsistência. Se quiser saber como ele é confecionado siga os passos a seguir.

Antes de começar saiba…

Tempo de Preparação: 20 minutos
Tempo para Cozinhar: 35 minutos
Doses: 6

Ingredientes:
·         Massa folhada - 2 Pacotes (+/- 460gr)
·         Natas - 500ml (2 Pacotes + 1/2 Pacote)
·         Açúcar - 200gr
·         Gemas - 8 Ovos
·         Farinha sem Fermento - 2 Colheres de Sopa
·         Limão - 1 Casca
·         Sal - Uma Pitada

Preparação

1.   Se a massa folhada não vier estendida, começa por estender a massa. Depois, de acordo com as formas que for usar, usa um molde para cortar rodelas de massa (e forra-se com papel vegetal para não pegar).

2.    Molda-se a massa de forma a cobrir a forma; tu queres que a massa fique um pouco acima do creme, por isso molda de acordo com o tipo de pastel que queres no final, corta o excesso se for necessário.

3.  Agora para o creme do pastel de nata: numa tigela, bate as natas com o açúcar, depois adiciona as gemas e a farinha sem fermento com uma pitada de sal.

4.    Deita a mistura para um pequeno tacho com a casca de limão e deixa cozer em lume médio baixo, sempre mexendo com uma varinha de arames. O preparado tem de ferver, mas, acima de tudo, engrossar. Fica bom quando tem a consistência de um leite-creme, suave mas já um pouco espesso. No entanto podes cozinhar mais um pouco e criar um creme mais forte.

5. Depois, deita numa tigela (de preferência de vidro, só porque arrefece mais rapidamente). Não te esqueças de retirar a casca de limão e cobre com película aderente a tocar no creme. Isso vai impedir que crie uma pele como um leite-creme que depois não fica bem no pastel de nata. Deixa arrefecer enquanto ligas o forno.

6.    Pré-aquece o forno a 260ºC ou (se o forno conseguir, a 280ºC).

7.    Quando o creme estiver à temperatura ambiente (ou no mínimo morninho) recheia os pastéis com o creme e leva ao forno durante uns 15 minutos - até a massa estar bem tostada e o creme com a sua característica película preta. Este é um doce que tens de “vigiar”, por isso sugiro que fiques de olho durante os 15 minutos.

8.  Retira do forno e deixa arrefecer; desenforma e serve simples ou polvilhados com canela ou açúcar em pó.

Nota:  Quando colocares os pastéis no forno fá-lo a meio-forno.

Sofia Cordeiro (CJ/7.ºB)
Foto: tasteit.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário

Entrevista - Clube de Esgrima

Um dos clubes em atividade na nossa escola é o Clube de Esgrima. Este clube é atualmente o único da modalidade em São Miguel e dos poucos d...