segunda-feira, 1 de abril de 2019

Entrevista - Clube de Esgrima

Um dos clubes em atividade na nossa escola é o Clube de Esgrima. Este clube é atualmente o único da modalidade em São Miguel e dos poucos do arquipélago. Estivemos à conversa com o seu responsável, o professor Luís Quadros, e com dois participantes, o Rodrigo e o Tomás, ambos do oitavo ano.
O RESPONSÁVEL 
De que forma surgiu este desporto na sua vida?
Prof. Luís Quadros - Boa pergunta! Começou desde muito pequenino. Sempre gostei muito de ver esgrima na televisão, mesmo sendo raríssimo de passar, era nos jogos olímpicos e muito pouco dava. Naquela altura só havia a RTP Açores, não havia outro canal, mas quando vi esgrima fiquei logo apaixonado – também pelos desenhos animados que davam na altura, “o famoso” Dartacão. Também gostava daquelas brincadeiras de miúdos com o meu irmão a jogar às espadas como piratas de capa e espada. 
Como surgiu a ideia de criar um clube de esgrima aqui na escola?
Prof. Luís Quadros - A ideia era vir aqui para São Miguel e criar um grupo de desporto. Como já estava aqui na escola e havia um grupo desportivo escolar, era ótimo começar logo. Já estava criado o clube e era muito bom começar a modalidade num clube que já existisse, em vez de começar tudo do zero (criar um clube novo). Então estive a ver com o clube desportivo escolar de Ginetes, fiz a proposta de abrir aqui a esgrima como novo núcleo e a mesma foi aceite.
Qual é o objetivo do clube?
Prof. Luís Quadros - O Objetivo é ensinar a esgrima, o desporto em si e depois, por ser um desporto que exige muito em termos físicos, levar os jovens a mexerem-se e a praticar exercício físico e desporto. A esgrima tem uma parte muito tática e uma parte de uma cultura muito própria, ou seja, também tem ensino de regras, e de respeito pelo adversário.
Os alunos têm aderido ao clube, sendo que é o 2.º. Ano que está em atividade na escola?
Prof. Luís Quadros - Sim, temos um grupo que começou no ano passado e alguns destes já estão aqui pelo segundo ano. Já se pode dizer que há aqui um núcleo duro de esgrimistas.
As competições têm lugar no recinto escolar e contam só com participantes desta escola do nosso clube ou há adolescentes de outras escolas envolvidos?
Prof. Luís Quadros - Temos dois atletas, um do Colégio do Castanheiro e o outro da Escola de Vila Franca, que pertencem ao clube, mas não são da nossa escola. Os restantes são atletas aqui da nossa escola.
A nível de material de equipamento o clube tem tudo o que precisa?
Prof. Luís Quadros - Sim, para já sim. Estamos muito satisfeitos, temos tudo, temos fatos, temos as espadas, temos o aparelho para fazer o torneio. Sim neste momento nós até estamos muito bem.

OS PARTICIPANTES
O que te motivou para a prática da esgrima?
Tomás - Eu gosto de brincar com espadas.
Rodrigo - A minha diretora de turma do ano passado disse que nós tínhamos de entrar obrigatoriamente para um clube e então entrei para a esgrima. É uma coisa que nunca tinha experimentado.
Há quanto tempo estás a aprender?
Tomás - Há dois anos.
Rodrigo - Há um ano e meio.
 O que achas das aulas?
Tomás - São “fixes”, é “louco”.
Rodrigo - São “porreiras”, são muito divertidas, às vezes são um pouco “perigosas”, mas, tirando isso, são “fixes”.
Quais são os teus momentos favoritos durante as aulas?
Tomás - É o combate.
Rodrigo - Os jogos, definitivamente.
Qual é a maior dificuldade que sentes durante as aulas ou combate?
Tomás - A concentração.
Rodrigo - Sentir que levaste um toque e aquele toque te dói, mas tens de jogar com aquela dor. Torna-se tudo mais complicado.
 Fora da escola praticas ou tens aulas de esgrima?
Tomás - É só nas aulas.
Rodrigo - Sem ser em torneios não, não pratico.

Joana Pacheco e Tatiana Avelar (8.ºC)/CJ

Sem comentários:

Enviar um comentário

Entrevista - Clube de Esgrima

Um dos clubes em atividade na nossa escola é o Clube de Esgrima. Este clube é atualmente o único da modalidade em São Miguel e dos poucos d...